Friday, January 13, 2006



Ainda as Crónicas de Nárnia


Em mais uma viagem de comboio, iniciei a leitura do 2º volume da saga de C.S. Lewis: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Fiquei deliciada com a dedicatória, que passo a transcrever:

«Minha querida Lucy,

Escrevi esta história para ti, mas quando a comecei não me apercebi de que as raparigas crescem mais depressa que os livros. O facto é que já estás demasiado crescida para histórias de fadas e na altura em que o livro estiver impresso e encadernado vais estar mais crescida ainda. Porém, um dia virá em que terás idade suficiente para recomeçares a ler histórias de fadas. Poderás então tirá-lo de uma prateleira, do alto de uma estante, limpar-lhe o pó e dizer-me o que pensas dele. É provável que nessa altura eu já esteja demasiado surdo para ouvir e demasiado velho para entender uma palavra do que disseres, mas ainda serei o teu padrinho muito amigo C. S. Lewis».

Felizmente, já cheguei à tal idade de reabrir estes livros.

No comments: