Wednesday, December 21, 2005

Livros de Natal

Na desenfreada corrida consumista que nos toma quase sem excepção, esquecemos frequentemente os grandes filmes e os grandes livros de Natal, e que são das poucas coisas associadas à quadra de que ainda consigo gostar. Para além de Conto de Natal, de Charles Dickens (Mr.Scrooge, Marley e o fantasma dos Natais passados são, em minha opinião, personagens insuperáveis), lembro sobretudo um livro ilustrado, que me foi oferecido na infância, intitulado A Velha Árvore. Assinado pela escritora norte-americana Pearl Buck (que foi Nobel da Literatura), reúne vários contos de Natal. O que serve de título ao livro conta a belíssima história de uma menina que, de repente, se vê forçada a partilhar o quotidiano com um avô severo e pouco disponível para algazarras infantis. No final, ficaremos a saber que, mesmo neste cenário pouco propício, ambos estabelecerão laços mais fortes do que a morte.

2 comments:

João Villalobos said...

Eh pá! Ainda tenho esse livro da pearl S. Buck desde a infância. Aquelas capas duras resistem mesmo ao tempo :)
Outro muito giro que ainda resta chama-se Para a Lua num Cadeirão, ou coisa que o valha. São dois irmãozinhos voam no sofá até à Lua...oh, nostalgia ;)

maria joão martins said...

O curioso é que, provavelmente, a pessoa que me ofereceu este livro quando eu tinha uns 8 anitos não esperava que a prenda durasse tanto. Um beijinho. Volta sempre.