Monday, February 27, 2006


A Sombra do Vento
Falo muito mais de filmes do que livros neste blog, mas a verdade é que uns como os outros são igualmente importantes na minha vida. Na semana passada produziu-se uma espécie de piccolo miracolo e assentou na secretária da minha triste repartição um livro maravilhoso. Intitula-se A Sombra do Vento e é da autoria do catalão Carlos Ruiz Zafón. O facto de aparecer no mercado português recomendado por vários prémios não me impressiona por aí além, mas a verdade é que, mal o comecei, percebi que se tratava de um livro especial, muito para além dos qualificativos comercialóides que a editora pespegou na faixa que o envolve. Ao contrário do que ali se sugere, A Sombra do Vento não é um pastiche eficaz de García Márquez, Umberto Eco e Jorge Luis Borges. É uma história lindíssima (e contada sem presunção) sobre um rapaz - Daniel Sempere - que se apaixona na mesma (des)medida pelos livros de um escritor misterioso e por uma mulher cega, dez anos mais velha. Por causa de ambos, sofrerá ameaças e viverá perigosas aventuras numa Barcelona mal refeita das feridas da Guerra Civil. Primorosamente escrito, devolve-nos o prazer das grandes histórias românticas e dos heróis cuja ética está na proporção inversa às suas poucas cautelas.

5 comments:

said...

Estou ávida de coisas novas...tenho alguma dificuldade nesta área.
Talvez este livro me chegue às mãos.

O bolo de chocolate está mais que prometido *

Thiago said...

Pelos momentos em que ontem tive o teu exemplar na mão, percebi tratar-se de um livro muito especial...

aproveito para te deixar um beijinho pela tarde de ontem :-)

Patrícia Rocha said...

É caso pra dizer: Carax, João! (hehehe) Postaste sobre um dos meus livros de eleição e uma das maiores revelações literárias dos últimos tempos!

Fiquei com saudades do perspicaz Daniel, mas também de Dom Gustavo, tio da ceguinha Clara e amante dos livros, do humor do Fermín, da tristeza da Nuria Monfort e da apaixonada Bea, irmã do Tomás Aguilar...

Ai, ai, ai... *suspiro*

É livros assim que jamais terão lugar no (agora famoso) Cemitério dos Livros Esquecidos.

Bejos, mtos

maria joão martins said...

Miss! Já tinha saudades tuas!

Anonymous said...

Também um dos meus livros de eleição. Uma história lindíssima numa cidade lindíssima!
Agora vieram-me as saudades...