Tuesday, September 20, 2005



Café et cinéma à Paris (ou a sonhar com isso...)

Há muitas maneiras de conseguir o impossível, isto é, de alegrar uma tarefa tão empolgante como uma corrida de caracóis. Neste caso, recorro ao CD Café de Flore 2, que tem a arte de combinar dois «vícios» de que não me separarei, nem por imposição médica - o café e o cinema. «Ambientado» no parisiense «Café de la Flore», à Saint-Germain-des-Près, reúne Catherine Deneuve (a cantar «Toi Jamais», como no filme Huit Femmes), Ann-Margret, Juliette Greco, Serge Gainsbourg, Dimitri from Paris com os (meus queridos) Pink Martini e até o actor Anthony Perkins (sim, esse mesmo, o inquietante protagonista de Psycho) a interpretar um dos «hinos» da cidade-luz: «Il n'y a plus d'après», escrito por Guy Béart para «La Greco».
A propósito de Paris e seus cafés, a propósito de cinema, creio que recordarei para sempre a minha última estada na capital francesa, nomeadamente um jantar no restaurante Le Grand Colbert. Não porque a refeição fosse extraordinariamente apetitosa, mas porque, a meio da mesma, descobri que ali fora rodada uma cena chave de Something Gotta to Give. Cinéfila fetichista, delirei à ideia de que, ali mesmo, naquela mesmíssima sala, tinham estado sentados Jack Nicholson, Diane Keaton e Keanu Reeves. A animação da noite não se ficou por esta descoberta. Em plena sobremesa raffinée, alguém na nossa mesa alertou para a chegada dum visitante inesperado. Não, não era o Nicholson que voltava ao local de filmagens, nem tão pouco o fantasma de Colbert que assombrava o luxuoso restaurante baptizado em sua honra. Tratava-se apenas dum ratinho que, oriundo da cozinha, atravessava a sala em busca duma saída airosa para a sua incursão. Alguém aventou que talvez fosse «le petit Colbert», mas a coisa passou-se sem que o bon chic, bon genre do local saisse beliscado. Le Grand Colbert continua na lista dos «best places to kiss at Paris».


10 comments:

maria joão martins said...

Le Grand Colbert esqueceu-se de uma contratação indispensável: um gato.

said...

Por acaso já tenho esse albuem (o I e II aliás). Mas a minha questão hoje é: o queeeee se passouuuu com a template? Esta é mais cinéfila sim, mas pessoalmente gostava mais da outra, com as letras mais pequenas e minimalistas!
Just my opinion:)

maria joão martins said...

Pessoal, concordam com Pé? Digam-me de vossa justiça. A sério, são bem-vindos alvitres.

Luís Ricardo Duarte said...

Pessoalmente, também gostava mais do outro visual. E sinto falta da música. Mas independentemente das imagens e outros designs, a prosa continua igual e suculenta!

:-)

Beijinhos
RD

maria joão martins said...

Ricky,
I'm blushing com tal cumprimento!

manhã said...

Café e cinema, combinação perfeita e se a isso juntares Paris, é como se evocasses tudo que me é mais caro.

maria joão martins said...

Paris não é a minha cidade favorita(das que conheço sou muito mais Madrid-Londres-Roma), mas a combinação Paris-cinéma-café é, de facto, irresistível. O melhor da vida, em suma.

Patrícia Rocha said...

Hum, n me agrada este template! A sério! Já o CD... *risos*

Bejos.

P.S.: Ainda n comecei a ler o livro, mas (o dito) n perde pela demora, hehehe

maria joão martins said...

Consultado o «Conselho de Estado», mudar-se-á o template. Será um dos tpc's do fim-de-semana. Thank you.

Patrícia Rocha said...

Gosto deste template. É-me ligeiramente familiar! *risos*