Monday, August 08, 2005



A América segundo Norman Mailer

Cascais, Domingo de Agosto. Lisboa parece que foi atacada por uma bomba nuclear («is there anybody outhere?», penso à janela de casa no sábado à tarde) e rumo a Cascais. Depois da praia, paragem obrigatória na Livraria Galileu, à procura de pechichas apetitosas. E deparo com um livro do norte-americano Norman Mailer, Os Duros não Dançam, ao preço de 3 euros. Não poderia ter resultado melhor a surtida. Comecei a lê-lo logo ali e ainda não parei.
Deixo-vos um excerto para abrir o apetite:

«Ela lera uns cinco livros em toda a sua vida, porém um fora O Grande Gatsby. E sabem como se julgava a si própria? Tal como um caseiro e sincero Gatsby. Quando as festas se prolongavam o suficiente, e no caso de haver lua cheia e clara, puxava do seu velho cornetim de animadora da equipa desportiva do colégio e fazia ecoar em plena noite o toque de militar dedicado à Lua, e era preferível não lhe dizer que a hora disso já passara. Evidentemente que a Polícia não nos via com bons olhos. Os agentes eram uns miseráveis filhos da mãe desnaturada, e em parte alguma como em minha casa se gastava tanto dinheiro numa festa para conseguir tão pouco. Comparecia pouca gente importante. O esbanjamento irritava as autoridades».

5 comments:

Preciouzzz said...

Fica aqui o convite para uma caipirinha...

mais informações, no café do costume!


beijos, muitos

maria joão martins said...

Thank you, darling.Caipirinhas nunca são demais... sobretudo qdo a comemoração é tão gostosa.
No post seguinte tens o meu brinde aos encontros com que a vida nos surpreende.

Preciouzzz said...

merci, adorei!

conto contigo mais logo! keres boleia?

Beijos, muitos

Helena said...

Parece-me bastante bom. Estou curiosa sobre essa livraria, é desta que vou a Cascais.

maria joão martins said...

Querida Helena, parece que tenho percentagem (mas não, nem sequer um descontozito nas minhas avultadas compras) mas esta livraria até fica na mesma rua dos Gelados Santini, os melhores do país. Cascais já não é o que foi noutros tempos, mas, ainda assim, tem destas coisas.