Tuesday, January 09, 2007


The Man who Shot Liberty Valance, John Ford

«Nos filmes de Ford é sempre preciso voltar mais atrás. E é exactamente que volte atrás («come back, pilgrim, come back») o que Wayne pede a Stewart, quando lhe quer acabar com os remorsos. Há uma imensa cortina de fumo e depois, quando vemos segunda vez o duelo, a câmara já se subjectiva entre Strode e Wayne e só se objectiva na posição frontal (...). E, como mais tarde terá comentado Lee Marvin: «It was the only time John Wayne ever shot anybody in the back of the head». Essa figura única na obra de Ford (um flash-back dentro dum flash-back, uma mesma sequência na multiplicidade dos pontos de vista) é muito mais do que a chave do filme, ou a revelação de quem matou Liberty Valance. É o apelo, pela primeira vez tornando explícito, a que olhemos sempre pela segunda vez, já que há sempre um fundo sob um fundo e outro ainda sob esse. Se há cineasta em que o campo é mais profundo, esse se chamou John Ford.»

João Bénard da Costa

1 comment:

Maria Clarinda said...

..."É o apelo, pela primeira vez tornando explícito, a que olhemos sempre pela segunda vez, já que há sempre um fundo sob um fundo e outro ainda sob esse."
Tá tudo aqui...Jhs ,João.