Monday, January 02, 2006

Recordar Hannah Arendt

Foi uma excelente forma de começar 2006. No Intercidades de e para a Guarda li cerca de metade das 600 e tantas páginas de Dans le pas de Hannah Arendt, de Laure Adler, uma daquelas prendas de Natal que acertaram na mouche dos meus gostos. Laure Adler, actual directora da France Culture, é uma historiadora da cultura, das mentalidades e das ideias e foi sob este ponto de vista que biografou a fascinante filósofa judia, de origem alemã, Hannah Arendt (1906-1975). Fruto de uma investigação exaustiva nos vários locais onde a biografada viveu, o livro tem a agilidade narrativa de um romance (são empolgantes as páginas dedicadas ao romance de Hannah, ainda muito jovem, com o seu professor e futuro membro do Partido Nazi, Martin Heidegger), mas tem também a profundidade bastante para colocar uma figura excepcional no seu contexto histórico. Recomendo.

4 comments:

said...

João, estou de volta:)
Não consegui ler tantas páginas no comboio quanto eu queria.
Esse livro parece-me interessante..

Ahhh e adorei Madrid:)

maria joão martins said...

Só podias adorar Madrid. É a tua cara.

Thiago said...

Esta é a primeira vez que me passeio pelo teu blog. Devo dizer-te que foi uma agradável surpresae que tomei a liberdade de o "linkar" no meu eu. Espero que não te importes!

Parabéns pela partilha de tantos conselhos e emoções.

Um abraço

maria joão martins said...

Muito obrigada pelo passeio e pelo link. Vou passear tb no teu. Volta sempre!