Friday, May 26, 2006

Uma surpresa em forma de livro


«Quando há quatro anos vim viver para Barcelona tudo me atordoava: os desvairados prédios de Gaudí; o fragor do trânsito; as Ramblas, sempre cheias de uma turba eufórica e agitada. Mergulhava de cabeça na multidão, como nas águas de um rio, e deixava-me ir assim, até que a corrente me depositasse numa das margens, junto à esplanada de um qualquer café.
No bairro da Graça, em Lisboa, onde cresci, ainda todos me chamam, simplesmente, a menina. Sou Faíza, a filha da Filipa. A irmã da Sofia e da Alexandra. Aqui, em Barcelona, não tenho nome. Não tenho mãe nem pai. Não tenho irmãs. Sou o que há de mais parecido com ninguém.»

Faíza Hayat, O Evangelho segundo a Serpente, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2006

Faíza Hayat, filha de mãe portuguesa, católica, e pai goês, muçulmano. Reside em Barcelona, onde prepara um doutoramento em Antropologia. Não é escritora, não procura sê-lo e, no entanto, o seu primeiro romance, de que aqui vos apresento um extracto, é uma surpresa muito agradável.

4 comments:

Anonymous said...

Pelo extracto, que me parece muito bom, fiquei curioso. Xicoração.

Thiago said...

Também eu fiquei muito curioso com o que li. Para quem não pretende ser escritora, tem uma escrita muito interessante :-)

Psipsina said...

Vou lê-lo, decerto. a bercelona é uma das minhas cidades do coração

maria joão martins said...

Bem-vinda(s)! Já fui espreitar o vosso blog e apetece-me voltar. Voltem tb!