Contos de António Manuel Venda
É um jovem autor de vasta obra narrativa. Depois de publicar vários romances, regressa (e bem) à dura disciplina dos contos com o livro O Amor por entre os Dedos, editado na bela Colecção Literatura Universal da Ambar. Vai acompanhar o meu fim-de-semana e começa assim: «Promessas de que não haveria de ficar atrapalhado, isso tinha o jovem escritor feito muitas. A si próprio. Em certos momentos, tinha-se achado seguro, muitos momentos até, mas agora, na auto-estrada, quase a chegar, começava a sentir-se inquieto, nervoso, como se o medo entrasse mesmo através dos vidros do carro. De onde é que viria o medo? E como seria capaz de entrar, com o carro a passar dos cento e vinte?»
Friday, November 18, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Acho que o único autor que conseguiu seduzir-me com os seus contos foi mesmo o Nabokov, já que contos não é bem um género que me atraia.
Gostaste do livro?
Estupidamente, deixei o livro no «ganha pão» durante o fds. Mas gosto muito de contos porque, para mim, a contenção exige maior mestria na gestão da narrativa e maior originalidade que o grande fôlego do romance. Os anglo-saxónicos são insuperáveis nessa matéria - a short story. Hemingway, Steinbeck, Somerset Maugham, Paul Auster, David Lodge, Scott Fitzgerald, etc, etc.
Post a Comment