Thursday, June 29, 2006




Bilbao

Há cidades que são como pessoas marcadas. Não podem ser ligeiras nem tão pouco amáveis. São Paulo, Hanói, Bilbao...
Chega-se e encontra-se uma manifestação de operárias conserveiras vigiada por carros blindados da Guardia Civil. Não vá a ETA tecê-las... Vota-se à indiferença a performance da selecção espanhola no Mundial mas, por comodidade, já não se fala basco na vida de todos os dias. Bilbao tem a estranha beleza dos lugares marcados por uma sociologia difícil. Mesmo depois de Frank Gehry e do Museu Guggenheim a terem colocado no mapa do turismo cultural.

fotos de MJM






Tuesday, June 27, 2006


Amanhã, 28, subo o meu 39º degrau. E, no entanto, não me sinto muito diferente de quando iniciei a escalada.

Tuesday, June 20, 2006


O Mar, O Mar por Iris Murdoch

Há livros que têm a arte de nos agarrar logo às primeiras linhas. É o caso deste (confesso, gosto muito da britânica Iris Murdoch):

«O mar que se estende à minha frente enquanto escrevo resplandece, mais do que cintila, sob um morno sol de Maio. Com a mudança de maré, reclina-se calmo contra a costa, quase liso, sem espuma nem ondulação. Nas proximidades da linha do horizonte é de um púrpura voluptuoso, atravessado por linhas regulares de verde-esmeralda. No horizonte é cor de anil. Junto à praia, onde a minha vida é enquadrada por cabeços de rocha amarelada, vê-se uma faixa de um verde mais calmo, frio e puro, menos luminoso, mas opaco, não transparente. Estamos no Norte e o brilho do sol não consegue penetrar as águas.»

Sinto que mesmo que estivéssemos no deserto, vê-lo-íamos.


Monday, June 19, 2006



Meia Praia, Lagos, 10/06/06

Voltei. Com a memória de muito sol e um mar a perder de vista a ajudar-me a enfrentar os dias. Confio no meu amigo Jordi: «es sorprendente/existir es sorprendente/existir es una maravilla».

Thursday, June 01, 2006




Vou a banhos!

Nas próximas duas semanas entregar-me-ei com paixão ao dolce far niente. Don't worry, be (very) happy!